A noite foi linda. As estrelas brilhavam no céu e, aqui embaixo, os convidados chegavam. Enquanto isso, a chef Debora Carvalho e toda sua equipe finalizavam as delícias que tinham sido preparadas especialmente para aquela ocasião: caponata siciliana, couscous marroquino, massa caprese e risoto de alho poró com limão siciliano e ervilhas. O encontro, por si só, já despertaria sorriso de todos os envolvidos. Só que o que levava todos ali fazia com que os sorrisos fossem ainda mais verdadeiros e plenos: todos os profissionais envolvidos estavam trabalhando voluntariamente. E o dinheiro pago pelos convidados seria destinado integralmente para ajudar pessoas que, pelos mais variados motivos, estão no processo de reinserção social. Tudo isso produzido com o cuidado e delicadeza da Caprichar, numa parceria linda com a ONG Crescimento Limpo.
Voltemos um pouco no tempo: era 2011 quando Mark e Alice Kaiser resolveram abrir a porta da sua casa para receber moradores de rua para almoçar. “Eram nossos amigos da rua e cada vez mais a gente acreditava que eles eram pessoas capazes”, Mark conta, “De convidados, eles começaram a preparar o almoço, a se encarregar das tarefas da limpeza e também trazer alimentos para compartilhar”. Muitos deles, tinham problemas com drogas, pediam ajuda para se internar, se tratavam e, após isso, não tinham estrutura nenhuma para seguir na vida. “Enxergamos nesse dilema a nossa missão”. E daí nascia a Crescimento Limpo, uma organização sem fins lucrativos que foca em ajudar quem precisa se reinserir na sociedade: eles oferecem cama, armário pessoal, alimentação, incentivam a criação de uma poupança, fornecem psicóloga para acompanhar cada caso e monitores para ajudarem a montar currículos, aulas de reforço e alfabetização e, claro, muito amor em um ambiente seguro e favorável.
Além disso tudo, em 2015 foi lançada a Horta da Crescimento Limpo. Mais do que para desenvolver habilidades a técnicas dos amigos da ONG, como eles gostam de chamar, a horta veio para dignificar e melhorar a auto-estima dos trabalhadores. Isso sem falar na interação saudável que naturalmente surgiu entre eles e o público em geral. “A vizinhança vem para a horta diariamente comprar sua verdura e apreciar o trabalho bonito que está sendo feito”, conta Mark.
Foto: Terassan Fotografia e Equipe. © 2014 Terassan Fotografia – Todos os Direitos Reservados
Contado tudo isso, voltemos para a noite linda que aconteceu no dia 27 de outubro. Dessa parceria bonita entre a Caprichar e a CL nasceu um jantar beneficiente cujo objetivo era arrecadar fundos para que a ONG continue realizando o trabalho importante que vem fazendo. E foi um sucesso! Não teria como ser diferente: a chef Debora Carvalho e toda sua equipe se disponibilizaram com muito amor e dedicação para ser parte disso, assim como o fotógrafo e toda a parte da organização, que ficou inteira por conta da Caprichar, feita com todo o cuidado e dedicação que sempre temos: chamamos a chef Débora, fizemos a lista dos convidados, cuidamos dos convites e das vendas dos mesmos, alugamos tudo que foi necessário para a realização do evento, decoramos e participamos de todo o processo para garantir que o evento teria o selo Caprichar de qualidade. Ao todo, foram arrecadados R$7300 que, descontados os insumos, louças e convites, renderam R$6482 que foram todos para a Crescimento Limpo. “Fora todas as pessoas que atingimos e os novos negócios que eles podem fazer a partir de agora na horta”, Zara Bulgari, da Caprichar, completa. É que é aquilo: de noites lindas a vida está cheia; só que quando a gente sente que está fazendo algo pelo outro, aí, ah… tudo faz muito mais sentido!
1 Comentário
Parabens Caprichar!! Como sempre enriquecendo nossos paladares e alimentando a alma ????????