Bali tem a fama de ser um paraíso. Uma ilhota no meio do pacífico repleta de praias incríveis, de água clara e quente, de coqueiros por todas as partes. Terra cheia de energia, dominada por um povo ainda mais energético. Tem cachoeira, tem floresta, tem vulcão, tem praias de areia branca, outras de areia negra, tem hotéis super em conta e mega aconchegantes, tem piscinas de fundo infinito por todos os cantos. Tem tudo e pra todo mundo. Mas paraíso que se preze só tem essa fama mesmo quando a comida faz o corpo sorrir. E, além de tudo isso, Bali é um lugar especial pros apaixonados pelo bom prato.
Foram 30 dias rodando por Bali e sendo guiada por dicas de restaurantes e lugarezinhos locais que ofereciam comidas capazes de ativar todos os sentidos do corpo. É inegável: meus roteiros giravam em torno da hora de comer. E, entre um e outro prato delicioso, apareciam as outras atrações que fazem Bali ter a fama que ela tem. Mas não tinha jeito: todo dia eu me via celebrando o prato que chegava na minha frente. É que nos últimos ano, Bali se tornou um dos lugares referência de comidas saudáveis e incrivelmente bem apresentadas. Sabe aqueles fotos de comida que aparecem no Instagram e você fica só babando e olhando? Então: viraram parte do meu dia-a-dia. E meu corpo não podia ficar mais grato por tanto sabor, por tantos aromas, por tanta beleza.
Entre tanta comida saudável, vale destacar os bowls de frutas que quase todo lugar oferece: são uns smoothies que misturam várias frutas deliciosas e vem com toppings ainda mais incríveis. Além disso, queijo feta tem em todo lugar, assim como tofu (que eles preparam de um jeito que eu nunca vi igual) e tempe (que é um alimento delicioso a base de soja que só tem por aqui). Quase tudo é orgânico. E, pra quem não quiser ficar só na comida saudável, tem também os pratos típicos balineses: eu recomendo o Gado Gado (que é um misto de legumes e vegetais com tempe e um molho de peanut incrível) e o Nasu Campur (um arroz frito com legumes e com esse mesmo molho de peanut).
Aqui, um pequeno guia com dicas que fizeram minha viagem ser completíssima. Ah, todos esses lugares são em Canggu, que é um cidade super bem localizada, e um ótimo ponto para se ficar quando se estiver na Ilha.
– The Spicy Coconut: É um restaurante vegano extremamente saboroso! O café da manhã deles é um caso à parte: o pão sem glúten deles é de fazer voar, o “scramble tofu” é a delícia dos deuses que substitui um ovinho mexido e eles têm um dos melhores bowls de frutas do mundo. Ah! O spicy tempe deles é o melhor que eu provei!
Endereço: Jl. Batu Belig No. 81, Seminyak Utara, Kerobokan Kelod, Kuta Utara, Seminyak, Bali 80361, Indonésia
– Crate: O Crate foi criado por uma australiana, mãe de surfistas. Basicamente, eles servem café da manhã. AQUELES cafés da manhã super bem servidos e com todo o sabor do mundo. A cafeteria é incrível.
Endereço: Jl. Pantai Batu Bolong No.64, Canggu, Kuta Utara, Kabupaten Badung, Bali 80351, Indonésia
– Shady Shack: Na minha opinião, o melhor restaurante da região. É a combinação perfeita entre gosto, apresentação e clima. O café da manhã é incrível e o almoço/jantar são de fazer voar. Comi um nhoque de batata doce com limão que me fez sorrir enquanto eu mastigava e uma lasanha vegetariana que é o puro sabor. As sobremesas, todas saudáveis, são ponto altíssimo.
Endereço: Jl. Tanah Barak No.57, Canggu, Kuta Utara, Kabupaten Badung, Bali 80351, Indonésia
– Milk & Madu: Esse é outro que faz ativer a vontade de café da manhã o dia inteiro. O poach egg deles é delicioso e eles tem um wrap de falafel com hommus que é pedida certeira. Pra quem gosta de hambúrguer, ouvi dizer que o deles é super suculento!
Endereço: Jl. Raya Pantai Berawa No.52, Tibubeneng, Kuta Utara, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
– Warung Memoh: pra finalizar a minha lista de lugares preferidos pra comer em Canggu, não poderia faltar esse restaurante local, que fica no meio de vários outros grandes e é comandado pela Made, uma balinesa incrível. Ela oferece saladas e wraps e bowls deliciosos, com ingredientes fresquinhos e locais e o preço é de abraçar: não se gasta mais de R$15 pra comer muito bem e saudável. Minha salada preferida vinha com folhas, abóbora, homus, queijo feta e o famoso tempe.
Endereço: Jl. Pantai Batu Bolong No.69B, Canggu, Kuta Utara, Kabupaten Badung, Bali 80351, Indonésia